O oriente da Venezuela – Parte 1: visão geral

9 jun

Pelo nome, já se percebe que é a região da Venezuela em que vivem os chineses, que estão aqui para ajudar a deixar tudo dominado tá tudo dominado e também onde há uma zona de treinamento petralha.

Mentira.

 

Nem os venezuelanos sabem muito bem como o país está dividido, então não coloco a mão no fogo pela veracidade desse mapa. Eu mesma me peguei pensando sobre as divisões regionais do Brasil- para que serve?  Como foi feita a divisão? So many questions! Mas a coisa é mais ou menos a seguinte: no Oriente o calor é mais forte e as arepas (e cachapas, e empanadas) são feitas com milho de verdade e não com farinha pronta. Uma verdadeira gostosura.

10433907_10202265564895678_8091183829683514069_n

Arepa (a redonda) e cachapa cortada no meio versão TRU do interior e verdadeiramente mais saborosas que na capital.

A viagem desde Caracas levou longas 8 horas, mas o mais difícil foi mesmo a volta, que durou umas 13. A cidade em que fiquei se chama San José de Guanipa, no estado de Anzoátegui. Fica perto se um povo chamado El Tigre, onde dizem que havia muitos…tigres. E eu achando que não tinha tigres na América do Sul.  A cidade é petroleira e quase todos os moradores são trabalhadores da PDVSA, que é a Petrobras daqui. Há também muita gente da Líbia, que veio para cá pelo mesmo motivo.

10264720_10201991039952726_7002979099006892958_n

Esta é uma das muitas chamas que estão nos arredores da cidade. As estradas que passam bem perto de onde há extração de petróleo têm vigilância completa por câmeras – dizem- e são zonas de proteção da PDVSA. Durante a noite, o céu fica com tons de amarelo e vermelho. Achei meio apocalíptico. Deve fazer um malzão pra saúde. Também fiquei pensando se isso tudo resolver explodir. HA!
Mas isso tudo está nos arredores e não na cidade em si.

Segundo o que me explicaram, o estado de Azoátegui é de maioria chavista, com muito mais políticos eleitos do governo que da oposição. Por isso, aqui tem muito mais imagens de Chaves e de seu partido, PSUV, que em Caracas. Aliás, quase não vi nenhuma imagem a favor de Caprilles, ou contra Maduro pelas ruas.

Achei muito interessante conhecer um pouco do interior da Venezuela. A vida é, obviamente, bem diferente de Caracas. Aqui as pessoas ficam na rua até tarde, bem de boa. Em Caracas, muitos não gostam de estar fora depois das cinco da tarde. Isso mesmo, cinco. Outros consideram o limite as sete. Uma coisa negativa é que as pessoas conseguem o feito incrível de dirigir pior que na capital, o que é realmente impressionante. Porém, isso parece se aplicar a essa cidade especificamente e não a todo o Oriente. A impressão geral que tive é de que nas pequenas cidades daqui, chamadas de pueblitos, a vida pode ser bem agradável. Porém, não encontrei nenhum venezuelano que concordasse comigo pois, segundo eles, nem mesmo esses lugares são seguros. Aí já não sei se é exagero deles ou não.

Fiz essa viagem a convite de uma de minhas alunas, que estava indo visitar a família na semana santa. Foi muito divertido e interessante. Aqui não se comemora a Páscoa, apenas a semana santa. Ou seja, não tem nada de chocolate nem de coelho ovíparo. As tradições são não comer carne vermelha na sexta-feira e malhar o Judas, porém no domingo, e não no sábado de aleluia. Na sexta fizeram um jantar típico que estava muito gostoso: arroz branco, legumes cozidos, casabi (feito com aipim, é quase como uma tapioca mais rígida) e uma torta de cação, tradicional do Oriente, em que a massa é feita apenas com clara de ovos, o recheio é de cação e há camadas de platano (banana-da-terra). É bem diferente mas o gosto lembra bastante empadão.

HMMMMMMMMMMMMMM

10252015_10202265562135609_910986596182921759_n

É isso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: